Sim, ocupar a cabeça, fazer alguma atividade física, ter lazer e socializar. A dança traz todos esses benefícios em qualquer idade. Por isso, é muito indicada para idosos contra doenças físicas e cognitivas. Leia esse texto sobre os benefícios da dança para quem tem mais de 60 anos. Bora bailar!
A chegada da terceira idade ou melhor idade implica em algumas mudanças físicas e cognitivas que nem sempre são vistas como agradáveis ou fáceis de lidar. Chegar nessa fase e permanecer saudável respeitando essa nova forma de vida é imprescindível.
É necessária aceitação desse momento e consciência de que algumas práticas devem ser adaptadas. Certas limitações podem impedir a prática de alguns exercícios físicos mais pesados, mas esse não é o caso da dança, que tem como maior aliado, o menor impacto.
A experiência com a dança permite autonomia e confiança, já que o processo de aprendizagem é contínuo e estimula toda parte física e psicológica.
A dança tem o poder de unir:
- atividade física benéfica – movimentar-se é tão importante quanto a alimentação, pois previne várias doenças como por exemplo a osteoporose.
A consciência corporal também influi na saúde, afinal a busca é pela qualidade de vida do corpo e da mente.
- prazer e bem-estar – assim como outros exercícios, a dança promove a liberação de substâncias responsáveis pela felicidade e prazer como endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina. Ou seja, dançar “provoca” sensações de satisfação e felicidade.
Sem esquecer do quanto a música pode trabalhar a favor do humor. Quem nunca mudou o estado de espírito quando ouviu um som animado ou sua trilha sonora preferida?
- socialização – a dança pode promover grandes laços de amizade e coleguismo, já que, às vezes, é necessário um parceiro (a) para realizar as coreografias. O contato social ajuda a abrir um leque de opções para muitos assuntos com pessoas com o mesmo perfil que você (emocional ou mesma faixa etária – o que contribui para troca de ideias sobre assuntos mais rotineiros próprios da idade).
- Melhora na capacidade funcional - A quantidade de movimentos e ritmos estimula o trabalho motor, ativa cada vez mais a parte mental e de quebra dá
um bom “up” na capacidade cognitiva, afinal, trabalha concentração, coordenação e memória através de coreografias.
O mais importante é aproveitar cada fase da vida da melhor maneira possível, lidando bem com as mudanças que ocorrem inevitavelmente. Afinal, cada fase nos possibilita conhecer diversas possibilidades de diversão e aprendizagem.
Permita-se conhecer o novo e experimente as sensações e benefícios que isso pode trazer!