Artigos

O maior marco da evolução do ser humano é quando se aprender a andar. Isso caracteriza uma aquisição de independência que não se repete na mesma proporção em outras fases da vida. Exatamente por isso, o fato de perdê-la em algumas situações, pode levar o indivíduo à depressão. Pessoas que apresentam dificuldades de locomoção podem usar de algumas estratégias para tentar manter o maior grau de independência possível, dentro de seus limites. Veja nossas dicas: 


Procure manter o máximo sua rotina mesmo que haja algumas modificações sejam elas temporárias ou efetivas. Por exemplo:

·         Deixar seus medicamentos próximos de onde passará a maior parte do tempo assim como a anotação de horários dos medicamentos; 

·         Procurar fazer toda higiene pessoal logo cedo para assim conseguir programar o resto do dia ocupando o tempo com coisas que não necessitem ajuda de terceiros;

·         Deixar toalhas e produtos de higiene pessoal com acesso fácil para o horário do banho;

·         Manter a mente ocupada com livros, filmes e atividades que trabalhem o raciocínio. É importante realizar tarefas no decorrer do dia para não cair no ócio e na depressão. Ocupe-se! 

·         Não descuide da aparência! Pentear os cabelos, maquiar-se e perfumar-se mesmo que não vá sair, dá um ar de renovação e bem-estar. Não deixe de se atentar a esses “detalhes”.

·         Não se arrisque! Mesmo passando uma vida toda realizando várias tarefas sozinho, não deixe seu orgulho falar mais alto e peça ajuda quando não conseguir fazer algo. Não arrisque sua integridade física se existe um familiar, amigo ou cuidador que já se propôs a isso. Somos seres humanos e estamos sujeitos a precisar de ajuda em vários momentos de nossas vidas.

·         Atualmente, o tema da acessibilidade é muito mais difundido e existem vários locais adaptados e atividades específicas para quem tem alguma dificuldade temporária ou definitiva. Procure informar-se para que consiga realizar algumas tarefas. Um bom exemplo são os quadriciclos ou cadeiras de rodas motorizadas, disponíveis em alguns supermercados e shoppings. Esses locais possuem funcionários treinados para disponibilizá-lo e auxilia-lo no que for preciso. Tente fazer uma vez com ajuda de um cuidador e, se sentir-se seguro, vá deixando a ajuda gradativamente.

·         Verifique também se é possível ingressar-se em alguma atividade lúdica no entorno de sua casa. Hoje em dia, há grupos organizados em diversos bairros que se unem para fazer artesanato, oficinas, workshops e reuniões com os mais diversos objetivos. Dessa forma, você se mantem ativo física, psicológica e socialmente ativo e pode contribuir com a sociedade através de ações de caridade, melhorias urbanas ou até mesmo aprender um novo ofício!

Envie sua mensagem

Atendemos no conforto de sua casa. Solicite uma visita para avaliação!

Entre em contato

O diferencial do nosso trabalho está no atendimento individualizado e no acompanhamento evolutivo que é feito a cada sessão.

telefone(11) 9.8141-4806

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook@evoluareabilitacao

Responsável técnica

Luciana Gardin
Fisioterapeuta Coordenadora
CREFITO: 3/29860-F