Artigos

O que é

Cansaço e fadiga, falta de ar, tosse e inchaço nas pernas podem ser sintomas de uma doença que afeta muitos brasileiros: a insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo com o volume e regularidade necessários para que o corpo humano consiga funcionar de modo apropriado.

Para entender melhor, quando um coração está funcionando perfeitamente, o sangue é bombeado do coração para as artérias e, posteriormente, para os órgãos do corpo. A insuficiência cardíaca faz com que esse ciclo contínuo não seja perfeito como deveria.

Atualmente, a insuficiência cardíaca atinge cerca de dois milhões de brasileiros por ano, sendo que os idosos costumam ser os pacientes mais acometidos por essa patologia.

Tipos de insuficiência cardíaca

Os tipos de insuficiência cardíaca se diferem pela maneira como bombeiam o sangue, envolvendo o processo de sístole e diástole (os dois estágios do ciclo cardíaco). São eles: 

- Insuficiência cardíaca sistólica: ocorre quando o coração não consegue fazer com que o sangue seja bombeado para o corpo; 

- Insuficiência cardíaca diastólica: ocorre quando há um enrijecimento dos músculos cardíacos, o que faz com que haja uma dificuldade para que o coração se encha de sangue.

A insuficiência cardíaca também pode ser caracterizada pela intensidade e duração dos sintomas, sendo dividida em insuficiência cardíaca aguda (quando os sintomas são repentinos e graves) e insuficiência cardíaca crônica (que se desenvolve gradualmente e pode piorar com o tempo, necessitando um tratamento continuado).

Independente do tipo, o acompanhamento médico contínuo é necessário para monitorar a patologia.

Sintomas 

Muitas vezes os sintomas podem passar despercebidos, por isso, é importante estar atento. Certos pacientes podem não apresentar sintomas nas primeiras fases da enfermidade e, por fim, acabam atribuindo o cansaço e falta de ar a outras questões como, por exemplo, em razão do corpo estar ativo devido a alguma atividade física. 

Mas a atenção é bastante importante, pois os sintomas também podem ser gradativos e, com o passar do tempo, problemas respiratórios e outros indícios podem ser identificados mesmo em estado de repouso. 

Além da falta de ar e do cansaço, que são os sintomas mais comuns em pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, alguns pacientes podem apresentar também outros indícios de que podem estar com a complicação, entre eles estão:

- Inchaço perceptível nos membros inferiores;

- Tosse – principalmente à noite;

- Palpitações;

- Fadiga;

- Redução da concentração;

- Náuseas;

- Suor excessivo;

- Ganho de peso.

Diagnóstico

Depois da identificação de algum dos sintomas, é indispensável buscar atendimento médico. No decorrer da consulta, o médico irá realizar uma análise clínica e pedir exames para confirmação de alguma alteração, como ecocardiograma, eletrocardiograma, raio-x do tórax, teste ergométrico, ou até mesmo cateterismo cardíaco.

Principais causas

Diversas podem ser as causas da insuficiência cardíaca. Um dos principais fatores que levam à enfermidade no Brasil é a doença arterial coronariana, que se trata do estreitamento dos vasos que têm a função de levar o oxigênio para o músculo do coração. Contudo, outros fatores podem estar ligados à doença, como:

- Hipertensão;

- Histórico de infarto em determinado momento da vida;

- Válvulas cardíacas anormais;

- Diabetes;

- Algumas doenças pulmonares;

- Cardiopatias congênitas;

- Histórico familiar de doenças cardíacas.

Porém, é importante lembrar que esses são fatores de risco, mas não necessariamente pessoas com essas peculiaridades irão desenvolver a insuficiência cardíaca.

Tratamento 

A insuficiência cardíaca não tem cura. Porém pode ser controlada com frequente acompanhamento médico e o uso regular de medicamentos (para o controle faz-se uso de remédios para baixar a pressão, remédios para o coração ou medicamentos diuréticos) e cuidados com a alimentação (é indicado que o paciente reduza o consumo de sal e de líquidos).  Além disso, fazer exercícios físicosregularmente com a orientação de um profissional pode ajudar no tratamento e no aumento da resistência do músculo cardíaco.

Nos casos mais severos de insuficiência cardíaca, pode ser necessário fazer uma cirurgia de correção, usar marca-passo e, em casos mais graves, é avaliado até mesmo a necessidade de fazer transplante de coração. Nestes casos, é importante fazer uma reabilitação após cirurgia cardíaca, para que o paciente volte a ter a rotina de antes de forma gradual e saudável.

EVOQUALI

A Evolua possui um programa de reabilitação para pacientes disfunções cardiorrespiratórias, o EVOQUALI. As disfunções cardiorrespiratórias crônicas como asma, bronquite, enfisema pulmonar, insuficiência coronariana e cardíaca, entre outras, trazem limitações para a realização de atividades que exijam esforço ou, em casos avançados, mesmo durante o repouso. Isso acarreta em redução das atividades de vida diária, que resulta em perda de força muscular e descondicionamento físico, levando à piora funcional progressiva. O programa auxilia esses pacientesa terem mais qualidade de vida, mesmo com a patologia.

Envie sua mensagem

Atendemos no conforto de sua casa. Solicite uma visita para avaliação!

Entre em contato

O diferencial do nosso trabalho está no atendimento individualizado e no acompanhamento evolutivo que é feito a cada sessão.

telefone(11) 9.8141-4806

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook@evoluareabilitacao

Responsável técnica

Luciana Gardin
Fisioterapeuta Coordenadora
CREFITO: 3/29860-F