Artigos

 

O que é a fisioterapia preventiva?

Quando falamos em fisioterapia ainda é muito comum que as pessoas associem ao importante processo que ajuda na recuperação de lesões ou de pós-operatório, auxiliando na recuperação dos movimentos e reabilitação do paciente. Embora esta visão também esteja certa, hoje em dia, porém, essa está longe de ser sua única função. Por isso, é muito importante que as pessoas entendam a fisioterapia, cada vez mais, como um método também de prevenção.

A fisioterapia preventiva é, portanto, uma abordagem totalmente focada na prevenção, como já diz o nome, e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida desde idosos até atletas ou adultos e jovens no geral.

Mais do que uma ferramenta disponível para o tratamento, ela existe para garantir a saúde das pessoas durante as atividades físicas, no dia a dia e até no ambiente de trabalho, antes mesmo que aconteça qualquer acidente e justamente para evitar possíveis lesões ou futuras doenças.

Hoje é possível encontrar a fisioterapia preventiva e usar de seus recursos e benefícios nos mais diversos ambientes, com programas voltados para a terceira idade, dentro do ambiente corporativo ou mesmo para a prática de atividades esportivas.

Vamos, abaixo, conhecer um pouco mais sobre as três principais modalidades: a fisioterapia preventiva para idosos, a fisioterapia preventiva nas empresas e a fisioterapia preventiva cardiorrespiratória.

Quem deve procurar pela fisioterapia preventiva e por quê?

Já sabemos que a fisioterapia preventiva pode e deve ser procurada por qualquer pessoa, seja ela idosa, atleta, praticante de esportes ou outras atividades físicas, ou mesmo jovens e adultos que não se encaixam nos perfis anteriores.

A principal característica da fisioterapia preventiva é a sua capacidade de se adaptar de acordo com a realidade do usuário e com suas necessidades e riscos. Ela funciona, basicamente, na tentativa de identificar possíveis riscos e fraquezas e trabalhá-los a fim de prevenir lesões e doenças.

Na fisioterapia preventiva para idosos, por exemplo, recomendada para qualquer pessoa com mais de 60 anos, costuma-se trabalhar exercícios que ajudem a reverter quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, perda da agilidade e do equilíbrio, dor e cansaço, que são sintomas muito comuns do processo de envelhecimento. A fisioterapia ajuda a retardar esses efeitos, preservar e, muitas vezes, até a recuperar parte da função motora já perdida, ajudando a prevenir uma série de acidentes e a devolver parte da autonomia do idoso.

No ambiente corporativo, os exercícios podem ajudar não somente pessoas que trabalham em pé, carregando peso ou que se movimentam bastante durante o dia, mas também quem passa a maior parte do dia sentado na frente do computador. A fisioterapia preventiva nas empresas tem como objetivo ajudar o usuário a lidar melhor com o acúmulo de tarefas, a pressão e o estresse, que geralmente estão associados a uma postura inadequada e a movimentos repetitivos – como digitar, por exemplo.

Já para pessoas com algum diagnóstico cardíaco ou respiratório, mesmo que controlados, ela pode ser igualmente importante no sentido de melhorar o desempenho e o rendimento durante as atividades cotidianas e evitando a hospitalização em momentos de exacerbação da doença.

Quais os benefícios?

A fisioterapia preventiva é importante não apenas na prevenção das lesões que já citamos, mas pode ajudar ainda a prevenir uma série de doenças, principalmente em pessoas que já tem algum tipo de predisposição. Ela pode minimizar os riscos de doenças como:

Vale lembrar que a grande vantagem da fisioterapia preventiva é a maneira como ela atua especialmente para cada indivíduo, de acordo com sua realidade, histórico, riscos e necessidades. Ou seja, isso significa que os exercícios podem variar bastante de pessoa para pessoa, e ambiente para ambiente, da mesma maneira que os riscos também variam.

Com programas de fisioterapia preventiva cardiorrespiratória o objetivo é evitar as exacerbações das doenças e, consequentemente, a necessidade de hospitalização.

Já em empresas, onde há bastante pressão emocional e estresse, procura-se atuar principalmente na prevenção de doenças psíquicas e osteomusculares.

Como acontece na prática?

Já sabemos que a fisioterapia preventiva procura se adaptar de acordo com o que cada ambiente e usuário necessita, com um conjunto de exercícios especialmente voltado para melhorar a qualidade de vida do usuário e minimizar quaisquer riscos de lesões ou doenças.

A fisioterapia preventiva, no geral, costuma envolver uma série de exercícios tanto físicos quanto respiratórios, podendo unir técnicas de alongamentos, treinamento físico, correção de postura, terapias manuais, entre outros.

Na terceira idade, o principal objetivo da fisioterapia é manter a funcionalidade do corpo, recuperar movimentos já perdidos e preservar outros.

Nas empresas, além da preocupação quanto à correção da postura, os exercícios costumam ser mais próximos das técnicas de ginástica laboral e treinamento físico – sempre procurando promover o bem-estar dos funcionários a curto, médio e longo prazo.

Para atletas ou pessoas que praticam esportes, a fisioterapia preventiva costuma atuar de uma maneira um pouco diferente, mais adaptada para a modalidade esportiva que é praticada e podendo envolver uma série de alongamentos e terapias manuais alternativas, como osteopatia, termoterapia, eletroterapia e crioterapia. É necessário, neste caso, que a pessoa procure por um profissional que tenha conhecimento sobre o esporte praticado, a fim de voltar os exercícios para suas principais necessidades e montar estratégias de prevenção adequadas aos riscos específicos da modalidad

Envie sua mensagem

Atendemos no conforto de sua casa. Solicite uma visita para avaliação!

Entre em contato

O diferencial do nosso trabalho está no atendimento individualizado e no acompanhamento evolutivo que é feito a cada sessão.

telefone(11) 9.8141-4806

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook@evoluareabilitacao

Responsável técnica

Luciana Gardin
Fisioterapeuta Coordenadora
CREFITO: 3/29860-F