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A autoestima é a apreciação de quem se valoriza e se gosta exatamente do jeito que é. Demonstra confiança física e psicológica em seus atos e julgamentos. Mas nem sempre é fácil ter a autoestima elevada diante das adversidades. Principalmente, quando temos uma nova condição de vida (ou momentânea) e precisamos nos adaptar para viver bem.

Já que ignorar a situação não é uma opção (afinal teremos que dormir e acordar por um tempo dentro daquela condição), que possamos seguir em frente com leveza e perspectivas.

Apesar das dificuldades, o cérebro precisa ser treinado com algumas atividades rotineiras. Para isso, preparamos algumas dicas comprovadas e simples para você seguir em seu dia a dia.

– Fale BOM DIA ao espelho

O ato pode parecer bobo, mas para você ter um bom dia, você tem que se desejar isso e consequentemente materializa esse desejo.

– Sorria

Já foi cientificamente provado que sorrir faz milagres, traz curas e muda toda energia negativa a sua volta. Experimente!

Mesmo que o sorriso comece meio bobo e sem vontade, esforce-se para iniciar. Mais rápido do que imagina estará tão à vontade em sorrir que, quando se der conta estará dando boas gargalhadas espontaneamente. Você verá como um simples sorriso faz mágica!

– Informe-se

Comprometa pelo menos meia hora do seu dia para se informar. Assim, você sempre terá assunto para interagir. Ficará mais fácil socializar, inclusive melhorar sua performance cultural.

– Faça uma alimentação balanceada

É preciso criar uma rotina para seguir uma dieta balanceada. O ideal é buscar um nutricionista para preparar sua dieta balanceada, equilibrada e com os nutrientes necessários de acordo com sua necessidade.

A alimentação balanceada colabora para a manutenção do peso ideal, além de contribuir com um corpo saudável e bem-disposto. Livre de colesterol alto, diabetes, pressão alta, entre outas enfermidades.

– Introduza exercícios físicos e/ou fisioterapia na sua rotina

Pelo menos três vezes por semana e durante uma hora por dia é importante acrescentar exercícios e/ou fisioterapia no seu dia a dia. A prática de exercícios, colabora para uma vida saudável psicológica e física. Além de ser ótimo contra insônia, indisposição, libera substâncias de prazer e de felicidade como endorfina, dopamina, oxitocina e serotonina.

Caso não possa caminhar, exercite a cabeça, seja com palavras cruzadas, escrevendo, lendo ou mesmo cantando.

– Medite

A eficiência da meditação é comprovada para diminuir o estresse, colabora para um sono mais tranquilo e limpa a mente para novas ideias.

Dica: Há vários aplicativos que ajudam na meditação.

Dica 2: O recomendado é meditar 20 minutos diários. Se você achar que não tem tempo para isso, faça 40 minutos. Sim, você leu certinho, mas explicaremos: Se não encontrar tempo para 20 minutos de meditação é um sinal de que seu dia não está sendo bem organizado, então se esforce para organizá-lo melhor.

– Viva o presente

O passado já foi. Não poderá ser modificado ou corrigido. O futuro depende de suas atitudes no presente, ou seja, faça o melhor que puder HOJE.

Alegre-se e siga em frente pensando em todas as vitórias que vencerá.

– Não se cobre tanto

Você pode criar uma rotina eficiente, mas como todo ser humano, você também pode falhar por falta de tempo ou organização. Aproveite para refletir sobre ser mais assertivo na próxima oportunidade. Faça o seu melhor todos os dias. Quer coisa mais eficiente para elevar sua autoestima?

– Tire um tempo para você

Faça o que realmente te faz bem. Fique um pouco sozinho. Faça planos. Caminhe se possível. Se não for, leia, troque o pijama por uma roupa bonita que te traga boas recordações ou bons sentimentos. Para mulheres: faça uma maquiagem mesmo que seja apenas um batom.

– Comemore suas vitórias

Essa simples atitude pode gerar um bem-estar enorme e melhorar muito sua autoestima. Assim, você também terá motivação para realizar outras tarefas e se lembrará o quanto é bom sentir o “gostinho” da vitória.

– Respeite seu sono

O organismo precisa de horas de sono para trabalhar com qualidade. Horas mal dormidas está diretamente relacionada a problemas emocionais como depressão. Além disso, dormir bem trará mais disposição para realizar tarefas diárias.

– Perdoe

Para se sentir bem consigo mesmo, você precisa aprender a perdoar os outros e a si próprio. O dom do perdão faz milagres e você não ficará remoendo mágoas passadas. Lembre-se de viver o presente.

– Elogie-se

Todo mundo gosta de receber elogios. Não é ótimo? Passe a ser mais carinhoso e amoroso com você. Quem disse que temos que fazer isso só com os outros? Nós merecemos também, afinal passamos por tantas lutas e saímos vencedores.

– Não se compare com os outros

Todo mundo tem qualidades, defeitos, limitações diferentes do outro. Saiba identificar para que possa ser cada dia melhor. Comparar-se a alguém só lhe trará frustrações. Faça o melhor por você e para você.

– Pense positivo

Assim como sorrir, pensar positivo também pode te fazer se sentir melhor e consequentemente te fazer alcançar todos os seus objetivos.

Se encontrar acamado não é indicação de que o restante de seu dia, semana ou mês, será ruim. Mas se você pensar assim, será!

Além disso, tudo pode ter um lado positivo e de todas as fases mais difíceis, conseguimos tirar aprendizados. Seja aprender a lidar com pedidos de ajuda, pausar um pouco o estresse do dia a dia, cuidar da saúde física que estava um pouco esquecida, testar seus limites ou até mesmo para dar mais valor a si mesmo e passar a enxergar melhor a sua própria importância.

– Aceite-se

Descubra os prazeres dentro de suas limitações e dificuldades, aceitando-se pelo que você é. Faça o que for capaz de fazer e se for preciso, delegue ou peça a alguém. Você se sentirá mais confiante fazendo tudo no seu tempo.

Busque qualidade de vida em toda e qualquer situação que se encontrar afinal precisamos.

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Responsável técnica

Luciana Gardin
Fisioterapeuta Coordenadora
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