Artigos

A fisioterapia respiratória é um tratamento para quem sofre com doenças que limitam a entrada e saída de ar dos pulmões. Por meio de técnicas específicas e até mesmo exercícios físicos (desde que totalmente supervisionados e modulados para cada caso) é possível diminuir os problemas relacionados à falta de ar e ao acúmulo de secreções nas vias respiratórias.

O que é?

Crises causadas por doenças respiratórias são uma constante entre a população mundial. Quem tem essa condição de forma crônica sabe que a progressão da doença afeta significativamente a qualidade de vida. Dependendo de cada caso, os pacientes sofrem com limitações graduais, tanto em âmbito físico quanto emocional e social. Além disso, alguns deles passam a depender de remédios, oxigênio e aparelhos respiratórios, passando a regular seu cotidiano sempre com a preocupação de padecerem subitamente diante de uma crise.

A fisioterapia respiratória é um tratamento complementar e essencial, indicado para pessoas que sofrem cronicamente com patologias como bronquite, asma, enfisema, bronquiectasias, pneumonia e até câncer broncopulmonar. Por meio de uma série de exercícios funcionais e técnicas específicas, o paciente com histórico de insuficiência respiratória poderá controlar melhor sua respiração. Esse tratamento é indicado para pacientes de todas as idades.

Além de facilitar a respiração, as técnicas empregadas na fisioterapia respiratória promovem a facilitação da saída das secreções brônquicas, principais causadoras das limitações na inspiração. O paciente terá o aporte de um profissional que irá indicar os exercícios mais adequados para cada tipo de patologia. A intenção desse tratamento é melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com doenças pulmonares, diminuindo a necessidade de medicamentos e as exacerbações, que podem levar a internações hospitalares se não controladas precocemente.

Com o domínio das técnicas orientadas pelo fisioterapeuta responsável, o paciente conseguirá prevenir as crises respiratórias com mais frequência e eficiência. Assim, quando for acometido por uma, a pessoa poderá inclusive lidar com a sensação de falta de ar de forma independente.

A presença de um profissional fisioterapeuta no domicílio do paciente também faz diferença no sentido de orientar a respeito de medidas preventivas para controle das doenças crônicas, bem como para orientar quanto as atividades de vida diária. Em caso de crises alérgicas que causam insuficiência respiratória, por exemplo, relatados por quem sofre de asma e bronquite, são determinadas algumas situações que devem ser evitadas, sendo a exposição a agentes alérgicos (mofo, pelos de animais, poeira, ácaros, etc.) a principal delas. Para asmáticos, as recomendações ficam em função dos cuidados com a automedicação e os efeitos que as dosagens erradas podem acarretar para cada pessoa. Para pessoas que sofrem com cansaço para determinadas atividades, adaptações no domicílio ou na forma como realizar essas atividades podem ser sugeridas e implantadas por esse profissional. Essas e outras orientações contribuem significativamente para a qualidade de vida do indivíduo.

O fisioterapeuta tem condições de avaliar o paciente e traçar o plano de tratamento de acordo com sua patologia e sua condição clínica no momento, individualizando a intensidade dos exercícios e adequando as técnicas a cada caso.

Os portadores de doenças crônicas são extremamente beneficiados com programas de reabilitação “fechados”, ou seja, com frequência e duração definidas. A literatura médica atual mostra que esses pacientes melhoram significativamente sua qualidade de vida, necessitam menos de internações e de medicamentos e reduzem os custos para o sistema de saúde no mundo todo.

Esses exercícios devem ter acompanhamento orientado e assistido por profissionais qualificados. Quem sofre com insuficiência respiratória causada por doenças deve procurar profissionais especializados para o tratamento, que requer cuidados específicos e personalizados

Envie sua mensagem

Atendemos no conforto de sua casa. Solicite uma visita para avaliação!

Entre em contato

O diferencial do nosso trabalho está no atendimento individualizado e no acompanhamento evolutivo que é feito a cada sessão.

telefone(11) 9.8141-4806

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook@evoluareabilitacao

Responsável técnica

Luciana Gardin
Fisioterapeuta Coordenadora
CREFITO: 3/29860-F