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Estamos em uma era em que a alimentação é o fator principal de enfermidades e cura física e emocional.

Sabemos dos alimentos que mais prejudicam nossa saúde como sal, açúcar, enlatados, frituras, refrigerantes, gorduras em excesso e embutidos. Mas será que você conhece os alimentos que mais beneficiam o bom funcionamento do seu corpo e mente?

Uma alimentação adequada pode controlar o estresse, ansiedade, evitar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e auxiliar no controle de doenças.

As frutas são extremamente importantes quando se trata de uma boa alimentação. A banana, por exemplo, é uma fruta rica em potássio, previne a pressão arterial e previne cãibras.

A maça possui vitaminas do complexo B que ajuda na parte respiratória, previne doenças como Alzheimer, previne cáries, diminui colesterol e diabetes.

Que a laranja possui vitamina C que ajuda na prevenção de gripes e resfriados, já sabemos. Mas você sabia que a laranja ajuda na cicatrização, melhora o fluxo sanguíneo, previne o câncer, retarda o envelhecimento e ainda dá uma forcinha na saúde da visão.

Por fim, outra fruta como o limão que também é rico em vitamina C, além de ajudar na imunidade também auxilia com inflamações e atua com ótimo diurético.

Legumes e verduras são alimentos totalmente indicados para prevenção de vários tipos de doenças como pedras nos rins, perdas ósseas, diminui os riscos de infarto, diabetes, doenças cardíacas e pressão. Além disso aceleram a digestão.

Agrião, couve, espinafre, alface, folha de beterraba, brócolis, repolho, cenoura, rabanete está no ranking de legumes e verduras mais poderosos em nutrição. São ricos em vitaminas e minerais. São indicadas, no mínimo, 3 porções por dia para o bom funcionamento do organismo. Abuse deles!

Carnes magras (vermelhas e brancas) são fontes de proteínas, vitamina B12 e ferro que são fundamentais para a formação de células vermelhas no sangue.

Peixe Assim como as carnes magras vermelhas, o peixe também oferece vitamina B12, além de cálcio, ferro e ômega 3 que é uma gordura responsável por aumentar o colesterol bom e previne doenças cardiovasculares.

Azeite de Oliva contem oxidantes que ajudam a combater os radicais livres que degeneram o as atividades cerebrais.

Aveia Rico em fibra, tem uma série de minerais que ajudam a combater o açúcar no sangue e os níveis de colesterol.

Chia e linhaça são alimentos incríveis para pele, unhas, cabelos pois estimulam a queratina. Também são ricas em ômega 3 e contribuem para o equilíbrio dos hormônios.

Castanha do Pará, nozes e avelã oferecem vitamina E, ferro e manganês além de selênio que contribui para o bom funcionamento dos neurônios.

Por fim (não menos importante) ÁGUA!

Sim, nosso corpo necessita de água para o bom funcionamento dos nossos órgãos como intestino, exemplo. Afinal ele é composto por uma fração bem significante desse líquido. A ingestão de água ajuda a eliminar toxinas além de hidratar.  

IMPORTANTE:

Com a facilidade da internet, temos acesso a informações muitas vezes irresponsáveis ou que nem sempre são úteis para todas as pessoas.

Os efeitos metabólicos que uma alimentação inadequada pode causar ao organismo a longo prazo, podem ser devastadores.

Por isso, o trabalho do nutricionista é tão importante, pois nele é avaliado cada caso individualmente, de acordo com cada necessidade.

Procure cuidar de sua alimentação seguindo as indicações do seu nutricionista e perceberá o quanto vai refletir em sua saúde. Os alimentos que ingerimos têm o poder de nos proporcionar curas e prevenções, mas também oferecem o mesmo poder para nos trazer problemas e sérias doenças.

Cuide-se!

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Responsável técnica

Luciana Gardin
Fisioterapeuta Coordenadora
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